30 de maio de 2013

Festa do Arroz começa na quinta-feira(30); ‘desfile’ será no sábado à tarde*


“Terá início na próxima quinta-feira (30) e vai até domingo (2) a 38ª Festa do Arroz do distrito de São Brás de Minas, município de Lagamar.
Este ano a realização do evento será da Prefeitura Municipal de Lagamar que terá o apoio da Paróquia Cristo Rei e da Escola Estadual "Afonso Corrêa". Tradicionalmente a festa era realizada pela Escola Estadual, mas a resolução 2.253 de 9 de janeiro de 2013, que regulamenta o Decreto Estadual 45.085/2009, que trata da administração das Caixas Escolares e proíbe qualquer tipo de comércio e festas lucrativas resultou no fim da organização do evento por parte da escola.
Para não deixar a tradição de 38 anos de lado o Governo Municipal de Lagamar assumiu a responsabilidade da festa e vai realizá-la neste fim de semana com uma ampla programação. A renda do evento será para a Paróquia Cristo Rei de Lagamar que há dois anos está construindo a Igreja Matriz do município. "Nossas tradições devem ser mantidas. O município de Lagamar é conhecido regionalmente pelas festas. A festa do Arroz é uma delas. Vamos fazer uma festa bem organizada, contando com o apoio dos parceiros, como a Paróquia e a Escola", revelou o prefeito de Lagamar, Dr. Cássio Marra.
Outro parceiro que sempre esteve presente apoiando o evento foi a Câmara Municipal de Lagamar. Porém este ano optou em não ajudar. A escola vai participar do evento, mas sem fins lucrativos. Alunos vão organizar uma cavalgada que sairá na quinta-feira. Além das candidatas ao título de Rainha do Arroz que também são alunas da Escola de São Brás de Minas. A Fanfarra Estudantil fará a alvorada festiva de abertura do evento. Vale ressaltar que a escola não vai realizar o desfile estudantil, mas no sábado a tarde haverá a chegada dos cavaleiros com desfile pelas ruas, acompanhado da fanfarra da escola, candidatas e Rainha do Arroz 2012. "Como a escola optou em não realizar o desfile, nós pensamos em algo para ocupar a lacuna deixada. É obvio que esta programação do sábado a tarde não substitui o brilho do desfile estudantil, mas será uma forma de manter as atividades cívicas do evento. É preciso ficar claro que tradicionalmente estas atividades eram realizadas no domingo e, este ano, será no sábado", salientou a diretora de cultura Carmelita Araújo.
Confira a programação completa:
DIA 30 DE MAIO - QUINTA-FEIRA
05h - Alvorada festiva pelas de ruas de São Brás de Minas, com a fanfarra da Escola Estadual "Afonso Corrêa";
17h - Saída da cavalgada de São Brás de Minas com destino a Fazenda Malhada de Cláudio e Clécia (Organização 3º EEAC);
19h - Celebração religiosa;
20h - Abertura oficial da 38ª Festa do Arroz;

DIA 31 DE MAIO - SEXTA-FEIRA
12h - Almoço de cavaleiros na Comunidade de Cerrado (Organização 3º EEAC);
17h - Chegada da cavalgada em São Brás de Minas (Organização 3º EEAC);
19h - Festival de Pratos Típicos;
21h - Som na Praça Olívio Rodrigues Pereira;
22h - Show com Victor e Lara;

DIA 1º DE JUNHO - SÁBADO
12h - Almoço de cavaleiros na Fazenda de propriedade do Sr. Salatiel Vieira de Paulo;
16h - Chegada das cavalgadas com desfile de cavaleiros, amazonas, fanfarra da Escola Estadual "Afonso Corrêa", presença das Rainhas do Arroz, Fazendeiro e Estudante e, ainda, as candidatas ao título de Rainha do Arroz 2013. Animação: Banda de Música de Lagoa Grande;
18h - Movimentação nas Barracas;
21h30 - Show com a Banda Mistura Fina;
23h - Baile de eleição da Rainha do Arroz 2013;

DIA 2 DE JUNHO - DOMINGO
14h - Som na Praça Olívio Rodrigues Pereira;
18h30 - Show Regional;
20h - Coroação da Rainha do Arroz 2013;
21h - Encerramento da 38ª Festa do Arroz.”