13 de outubro de 2014

Sorteio e resenha do livro Festas de Carros de Boi realizado pelo Cultura Caipira Blog

Sorteio e resenha do livro "Festas de Carros de Boi" no Cultura Caipira Blog.

"Olá pessoal! O dia 11 de Outubro é uma data especial para o Cultura Caipira Blog: marca o início de uma nova etapa do site, mais especificamente em 2012, com nova identidade visual, domínio e servidor próprio. Este ano não poderia ser diferente… semana passada, fizemos a estreia da nossa loja virtual, com adesivos, camisetas e canecas com a nossa marca. Tem até uma viola praticamente nova à venda! Convidamos todos vocês a conhecerem a loja do Cultura Caipira Blog e aproveitarem nossos preços de inauguração.
O motivo de escolhermos a data de 11 de Outubro é que ela é uma data muito significativa aqui em nosso estado natal, o Mato Grosso do Sul. Foi nesta data, há 37 anos, que o então uno estado do Mato Grosso foi dividido em duas partes, dando origem ao seu estado irmão no ano de 1977.  Todos os anos fazemos uma homenagem à data. Vamos relembrar?


Este ano, vamos fazer algo diferente: o sorteio e resenha do livro Festas de Carros de Boi, de Rogério Corrêa, obra que tem tudo a ver com a música e a cultura caipira que tanto gostamos. Conheci o autor através das redes sociais, que me levaram ao seu site, Festas de Carros de Boi. Ali descobri muita coisa interessante sobre o universo do carro de boi, e o quanto esta rica cultura brasileira está viva pelo interior de nosso país. Também através do site descobri seu livro, e hoje temos a oportunidade de adicioná-lo à nossa Biblioteca Caipira. Espiem a resenha:
Festas de Carros de Boi, livro do autor Rogério Corrêa, lançado pela Editora VirtualBooks, 2013, é uma homenagem àqueles que lutam para manter a tradição dos
http://www.carrosdeboi.com.br/
carros de boi.
O autor descreve para relembrar a sociedade o valor que os carros de boi tiveram e ainda têm, para salvar do esquecimento essa tradição que foi vital à sobrevivência de tantas comunidades, e preencher o vazio de conteúdo científico sobre os carros de boi.
Rogério Corrêa mergulha na história, na cultura de um povo, e com riqueza de detalhes e fotografias, mostra o porquê das Festas de Carros de Boi fazerem parte do calendário cívico de muitas cidades brasileiras.
O livro é estruturado em seções com textos curtos e temas variados apresentados com uma linguagem clara e direta, vários recursos são utilizados pelo autor, como a gravura, a fotografia e entrevistas.
O autor começa o livro descrevendo as festividades de carros de boi, especificamente a de Vazante, MG, a tradicional e maior do mundo da qual participou.
A obra fornece informações históricas reportando-se a esclarecimentos mais distantes sempre que necessário. O leitor pode encontrar também informações sobre as peças e acessórios que compõem os carros de bois com exposição de cada detalhe, descrição de outros componentes, culinária mineira, superstições e crendices, etc.
Desta forma, por paixão ou curiosidade, o livro é de grande auxílio para aqueles que buscam orientação sobre qualquer aspecto ou desejam participar das festas de carros de boi.
O autor, Rogério Corrêa, é filósofo e membro da diretoria do ICEIB, que busca promover a cultura das letras. Possui várias publicações em revistas, jornais, sites e também autor do livro Reflexões Filosóficas (2012).
Depois de ler o livro, certamente terei que relê-lo: são muitos detalhes, causos, histórias, e com certeza ele será fonte de consulta para futuras postagens aqui no Cultura Caipira Blog. E claro, sua leitura deixou cada vez mais forte minha vontade de ir até uma das festas de carros de boi ali descritas, documentar e participar com as pessoas dos festejos, ouvir seus causos e histórias, apreciar as comidas típicas, e principalmente, acompanhar o a procissão dos carros de boi sertão adentro!
Se ficaram com vontade de ler e apreciar esta obra, o Cultura Caipira Blog está realizando o sorteio do livro Festas de Carros de Boi, de Rogério Corrêa! Para participar é muito simples: basta seguir e acompanhar nossa página no Facebook e / ou nosso perfil no Instagram. No dia 11 de Outubro de 2014 saem duas postagens indicando como participar do sorteio e ganhar o livro. Se você quiser dobrar suas chances, participe nas duas redes sociais :).
Para quem quiser adquirir o livro Festas de Carros de Boi, acessem o site de Rogério Corrêa e façam seu pedido. O leitores mais modernos podem inclusive comprar a versão digital do livro.
Gostaria de agradecer o autor pela parceria com o Cultura Caipira Blog e que continuemos juntos na luta por manter e divulgar a riquíssima cultura caipira brasileira! Agradeço também à nossa resenhista por mais uma contribuição valorosa para este site. Espero que tenham gostado, e até a próxima."

*Para  adquirir o livro "Festas de Carros de Boi, que está em promoção: R$ 26,99 com frete incluso para qualquer lugar do Brasil. (versão impressa - novo)   

 

Você poderá efetuar a compra pelo PAGSEGURO onde terá várias formas de pagamento ou efetuar uma transferência ou depósito para a conta bancária abaixo:

Banco do Brasil   (poderá também fazer o depósito nas agências dos Correios)
Agência: 3602-1
Conta corrente: 22448-0
Rogério Silveira Corrêa

Assim que efetuar o depósito favor me informar por e-mail rogerioscorrea@gmail.com o endereço completo  para o envio do livro, após a confirmação do depósito postarei de imediato nos Correios e te passarei o código de rastreamento para o acompanhamento.

Frete já incluso para qualquer lugar do Brasil pelos Correios com código de rastreamento. Envio imediato.   

Também poderá adquirir a 2ª edição do livro Festas de Carros de Boi (versão digital) que está disponível nas principais livrarias.

Convidamos você para dar uma olhada no livro em um dos portais das livrarias abaixo, basta apenas escolher o de sua preferência e clicar:

Descrição do livro:  Muitos pensavam que, com os meios de transportes modernos e evolução tecnológica, os carros de boi e as suas cantigas peculiares iriam desaparecer, e só os encontrariam em museus, telas de pinturas ou esquecidos em fazendas antigas. Contudo, ocorreu uma reinvenção para o uso dos carros de boi, saíram do labutar para o festejar. Neste trabalho o autor mergulha na sua história, na cultura de um povo, e com riqueza de detalhes e fotografias, mostra o porquê das Festas de Carros de Boi fazerem parte do calendário cívico de algumas cidades Brasileiras. Especialmente, por encantar todos os participantes e visitantes de vários lugares do Brasil e do exterior, independente do sexo e idade. É paixão a primeira vista, seja pela cultura, pela tradição, por curiosidade, pelo festar e por ter se tornado um acontecimento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário