sábado

No próximo frio, eu ferro *

"Vencedor do Edital Etnodoc 2011, o documentário mostram um pai e um filho que se comunicam por meio de um saber em extinção.
No sertão mineiro, as ferramentas e as palavras usadas na lida com a terra e a natureza reúnem saberes complexos e em extinção, preservados  na cabeça e nos gestos precisos de poucos homens, muitos já em idade avançada. Entre tais instrumentos estão superstições e habilidades técnicas, como a manufatura dos carros de boi, hoje praticada por poucos.
Em Morro da Garça, cidadezinha que foi cenário das andanças documentais e da ficção de Guimarães Rosa, há apenas um mestre: Seu Manoel Alexandre, de 87 anos. A técnica que aprendeu com o pai não fora repassada aos filhos, porque já não havia mais interesse pelos carros de boi e nem lugar para estes no sertão contemporâneo.
Um dos filhos de Seu Manoel, Giovani tem um estilo de vida urbano. Mecânico e professor, tenta preservar o legado de seu pai. Giovani encomendou o último carro de boi do Seu Manoel Alexandre, que vem tentando finalizá-lo há cerca de dois anos. Seu Manoel, no entanto, talvez lide com um tempo diferente: espera os tempos bons da madeira ser trabalhada e ferrada, e tem toda a paciência por saber que este pode ser um dos seus seu últimos feitos na vida.
Dirigido por Andre Fratti Costa, o documentário é vencedor do Etnodoc 2011, Edital de apoio a Documentários Etnográficos sobre Patrimônio Cultural Imaterial.Dirigido POR Andre Fratti Costa , o Documentário E Vencedor do Etnodoc 2011, Edital de Apoio a Documentários Etnográficos Sobre Patrimônio Imaterial Cultural .  

Título original: No Próximo frio, eu ferro Ano: 2013 Duração: 26 Minutos Formato: HD Produção: Olhar Periférico Filmes Realização: Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, IPHAN Patrocínio: Petrobras Apoio : TV Brasil

Direção e Roteiro: Andre Fratti Costa Produção: Tassia Quirino Direção de Fotografia: Matias Lancetti Som Direto: Silvio Cordeiro editor: Matias Lancetti Assistente de Direção: Isabella Neves Pesquisa Bibliográfica: Pedro Nakano, Marina Certain, Renata Mendes Ribeiro Música: Grupo guaina (Cantos de Carpina) "*


Caso queira ver o Trailer  "No Próximo frio, eu ferro", favor acessar o link abaixo:


* Matéria disponível: http://tvbrasil.ebc.com.br/etnodoc/episodio/no-proximo-frio-eu-ferro. Acessado em: 08/11/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário