23 de setembro de 2016

O Dia Municipal do Carro de Boi em Santa Isabel - SP

"Visando a preservação das raízes culturais mais profundas e objetivando a fomentação do turismo através de uma identificação nata de Santa Isabel, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade na última Sessão Ordinária, o Projeto de Lei de autoria do vereador Clebão do Posto (PR), instituindo anualmente no primeiro domingo do mês de julho o “Dia Municipal do Carro de Boi”.
Na justificativa do projeto Clebão apresentou em tribuna o estudo histórico com relação à cultura do Carro de Boi que acompanha o isabelense desde o início da existência da cidade, sua importância no desenvolvimento como cidade rota de carreiros de bois e transportadores de mercadorias rurais vindas do Sul de Minas e Vale do Paraíba rumo a Capital Paulista, a presença ainda forte dos carros de bois na vida ruralista e nos desfiles típicos sertanejos do município: “Santa Isabel precisa desenvolver uma identidade turística e preservar suas culturas mais fortes, não vejo fator mais marcante que o Carro de Boi e a comunidade sertaneja na história da cidade, hoje ainda podem-se ver em pleno centro de Santa Isabel, em pleno dia de semana, um carreiro de boi com sua junta (conjunto de bois) puxando o carro e fazendo o cantar típico do transporte todo desenvolvido em madeira. Essa cultura merece ser eternizada e incentivada, junto a nossas crianças e turistas, com a instituição desta data homenagem”.
Clebão explicou que a comemoração se dará ao primeiro domingo do mês de julho, que será o dia mais próximo ao aniversario de Santa Isabel— dia 8 de julho, onde costumam realizar o rodeio comemorativo à cidade, os desfiles de cavalos e carros de bois. “Nada mais justo que todos os prefeitos, agora por força de lei, exaltem e valorizem essa linda cultura realizando eventos comemorativos ao dia, atraindo turistas, aquecendo o comércio e trazendo inúmeros benefícios para a cidade”, ressaltou.
O apoio ao projeto do colega foi manifestado em tribuna. O vereador Orlando Paixão (PT) declarou que possivelmente com esse projeto já será definida a identidade cultural do município. Teresinha Arquiteta (PV) parabenizou Cléber, declarou ser apaixonada pelo Turismo, e demonstrou sua paixão pelos desfiles de carros de boi. “Meus tios, anos atrás, gastavam de sete a dez dias no trajeto de Aparecida até Santa Isabel, tocando boiada em cima de um carro de boi. Tenho essa lembrança como uma importante herança de família”, disse.
SR. DONIZETE EUGÊNIO DIAS: O vereador Cléber, aproveitou a oportunidade da criação do projeto para visitar o Sr. Donizete, figura célebre do município, artesão que fabrica miniaturas de animais em madeira, onde seu carro chefe é o carrinho de boi.
“Vim para cidade em 1967, trabalhei dois anos na antiga Karibê, desde então faço do meu artesanato minha fonte de renda. Vendo minhas peças para grande São Paulo, região de Sorocaba. Fico muito feliz e grato com a instituição do dia do carro de boi”, agradeceu. 
O vereador republicano parabenizou o trabalho de Sêo Donizete, agradeceu o carinho e trabalho de tantos anos dedicado ao artesanato. “Ele é o precursor de um objeto que é a identidade cultural do município, temos que valorizar isso enquanto é tempo”, explanou.
O Projeto aprovado agora vai para sanção do prefeito municipal e entrará em vigor assim que publicado, podendo ser comemorado a partir de 2017."*
Acesse um dos links abaixo e conheça algumas de  nossas obras:



Nenhum comentário:

Postar um comentário