SOBRE O AUTOR:

Filósofo e autor de vários textos e artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas, em jornais, sites, capítulos de obras e dos livros Reflexões Filosóficas”; "Festas de Carros de Boi""Combinação catastrófica: corrupção, mentira e falta de ética"; "Histórias de Carreiros" e "Histórias do Além (assombrações, experiências sobrenaturais, visagens, tesouros,...)". 

Por ser apaixonado pela cultura do sertanejo e pelas festas de carros de boi criei este blog para  divulgar essas festividades, as nossas tradições e ao mesmo tempo pesquisar a sua multiplicação pelo país afora e divulgar os meus trabalhos.

Caso queira divulgar alguma festividade que envolva carros de boi na sua região ou cidade ou cultura do sertanejo, basta apenas enviar e-mail com fotografias/cartaz da festa e algumas informações sobre ela (data, local e algo que achar relevante).  Divulgação gratuita!   

Enviar para o e-mail:  rogerioscorrea@gmail.com


Festas de Carros de Boi:  Muitos pensavam que, com os meios de transportes modernos e
evolução tecnológica, os carros de boi e as suas cantigas peculiares iriam desaparecer, e só os encontrariam em museus, telas de pinturas ou esquecidos em fazendas antigas. Contudo, ocorreu uma reinvenção para o uso dos carros de boi, saíram do labutar para o festejar. Neste trabalho o autor mergulha na sua história, na cultura de um povo, e com riqueza de detalhes e fotografias, mostra o porquê das Festas de Carros de Boi fazerem parte do calendário cívico de algumas cidades Brasileiras. Especialmente, por encantar todos os participantes e visitantes de vários lugares do Brasil e do exterior, independente do sexo e idade. É paixão a primeira vista, seja pela cultura, pela tradição, por curiosidade, pelo festar e por ter se tornado um acontecimento histórico.


Link do livro na Livraria Amazon

Histórias de Carreiros: Com a evolução tecnológica, gradativamente os carros

de boi foram substituídos por meios de transportes modernos. Hoje são raros os fazendeiros que os utilizam no dia a dia em suas fazendas e consequentemente as histórias e a rica tradição dos carreiros estão desaparecendo. No livro Histórias de carreiros, o filósofo Rogério Corrêa fez uma longa pesquisa junto aos carreiros, candeeiros e sertanejos para resgatar algumas das histórias, causos e crendices, no intuito de passá-las adiante para que futuras gerações tenham a oportunidade de conhecê-las também. Histórias de Carreiros tem a capacidade de povoar o imaginário do leitor com as diversas situações vivenciadas pelos contadores, e fazer pensar no quanto as vidas deles eram sofridas, simples, e, ao mesmo tempo, instigantes.

Link dos livros na Livraria Saraiva


Link do livro na Livraria Amazon




Combinação catastrófica: corrupção, mentira e falta de ética: É inegável que nos últimos anos parte da população está descrente quanto ao comportamento de alguns servidores públicos e políticos, devido envolvimentos desses em atos censuráveis, com destaque para os casos conhecidos como Mensalão e Petrolão. Estamos vivendo um momento de incertezas e crises em quase todos os campos. Fatos esses que têm provocado verdadeira indignação e descrença em boa parte da sociedade. Nesta obra, o filósofo Rogério Corrêa traz à tona alguns temas inquietantes e difíceis de serem resolvidos, como A ética na política é uma necessidade e/ou obrigação?; Corrupção: é uma ferida na sociedade brasileira; Mentira na política: uma combinação catastrófica para a sociedade; Uma análise filosófica do Código de Ética do Servidor Civil do Poder Executivo Federal; É preciso acreditar que dias melhores virão; e Considerações sobre a melhor forma de governo. Por fim, na obra se fez reflexões e discussões sobre esses assuntos e suas implicações para a sociedade, além de ressaltar a importância de se ter comportamento retilíneo, de se ser moralmente correto, probo, cumprindo o dever de cidadão e de bem administrar a coisa pública, sendo exemplo para os demais.  

Link dos livros na Livraria Saraiva


Link do livro na Livraria Amazon


Reflexões filosóficas: Nas últimas décadas o mundo transformou-se profundamente. Estamos 
vivendo um momento de incertezas e crises em quase todos os campos. Nesta obra o filósofo Rogério Corrêa traz a baila alguns temas complexos e inquietantes, como o retorno da Filosofia; política deliberativa na democracia; a alma e a felicidade; A política ética de Maquiavel; Ética na política é uma necessidade e/ou obrigação?; Uma análise filosófica do Código de Ética do Servidor Civil do Poder Executivo Federal; A globalização, a ética e os direitos humanos.

Link dos livros na Livraria Saraiva


Link do livro na Livraria Amazon



Histórias do Além (assombrações, experiências sobrenaturais, visagens, tessouros, ...)Você acredita que existem assombrações, fantasmas, locais assombrados ou relatos de encontros sobrenaturais? Pois bem, neste livro você encontra vários relatos que farão com que você fique extremamente instigado a seguir em frente por eles não terem explicações presumíveis e por provocarem esse encantamento e certa vontade de superar as adversidades e vencer os supostos medos, sejam eles do sobrenatural, do ameaçador, do obscuro, do inexplicável ou qualquer outro que possa surgir. 
Logo, esclareço que esta obra provoca algumas reações: “Uma leitura que é, a um só tempo, assombrosa e divertida. São cinco capítulos de encantamentos, fantasmagorias e mágicos momentos.”, “A crônica que fecha o livro, intitulada ‘O que é do homem o bicho não come’, envolve a natureza viva, homens e animais, e a natureza bruta, pedras preciosas, numa simbiose perfeita para encerrar com chave de ouro esta coletânea de maravilhas!”, 'Histórias do além foi para mim uma volta prazerosa ao irrealismo assombroso de minha infância. Um irrealismo tão real que permaneceu para sempre em minha cabeça, me dando sustos até os dias de hoje.”

Link do livro na Livraria Saraiva



Boa leitura,

Rogério Corrêa