28 de abril de 2016

O Cultura Caipira Blog fez um sorteio e rsenha do livro "Festas de Carros de Boi"

O Cultura Caipira Blog  fez um sorteio e resenha do livro "Festas de Carros de Boi", conforme abaixo:

"Este ano, vamos fazer algo diferente: o sorteio e resenha do livro Festas de Carros de Boi, de Rogério Corrêa, obra que tem tudo a ver com a música e a cultura caipira que tanto gostamos. Conheci o autor através das redes sociais, que me levaram ao seu site, Festas de Carros de Boi. Ali descobri muita coisa interessante sobre o universo do carro de boi, e o quanto esta rica cultura brasileira está viva pelo interior de nosso país. Também através do site descobri seu livro, e hoje temos a oportunidade de adicioná-lo à nossa Biblioteca Caipira. Espiem a resenha:
Festas de Carros de Boi, livro do autor Rogério Corrêa, lançado pela Editora VirtualBooks, 2013 [e a 2ª edição digital pelo ICEIB], é uma homenagem àqueles que lutam para manter a tradição dos carros de boi.

O autor descreve para relembrar a sociedade o valor que os carros de boi tiveram e ainda têm, para salvar do esquecimento essa tradição que foi vital à sobrevivência de tantas comunidades, e preencher o vazio de conteúdo científico sobre os carros de boi.
Rogério Corrêa mergulha na história, na cultura de um povo, e com riqueza de detalhes e fotografias, mostra o porquê das Festas de Carros de Boi fazerem parte do calendário cívico de muitas cidades brasileiras.
O livro é estruturado em seções com textos curtos e temas variados apresentados com uma linguagem clara e direta, vários recursos são utilizados pelo autor, como a gravura, a fotografia e entrevistas.
http://www.carrosdeboi.com.br/O autor começa o livro descrevendo as festividades de carros de boi, especificamente a de Vazante, MG, a tradicional e maior do mundo da qual participou.
A obra fornece informações históricas reportando-se a esclarecimentos mais distantes sempre que necessário. O leitor pode encontrar também informações sobre as peças e acessórios que compõem os carros de bois com exposição de cada detalhe, descrição de outros componentes, culinária mineira, superstições e crendices, etc.
Desta forma, por paixão ou curiosidade, o livro é de grande auxílio para aqueles que buscam orientação sobre qualquer aspecto ou desejam participar das festas de carros de boi.
O autor, Rogério Corrêa, é filósofo e membro da diretoria do ICEIB, que busca promover a cultura das letras. Possui várias publicações em revistas, jornais, sites e também autor do livro Reflexões Filosóficas (2012).
Depois de ler o livro, certamente terei que relê-lo: são muitos detalhes, causos, histórias, e com certeza ele será fonte de consulta para futuras postagens aqui no Cultura Caipira Blog. E claro, sua leitura deixou cada vez mais forte minha vontade de ir até uma das festas de carros de boi ali descritas, documentar e participar com as pessoas dos festejos, ouvir seus causos e histórias, apreciar as comidas típicas, e principalmente, acompanhar o a procissão dos carros de boi sertão adentro!
Se ficaram com vontade de ler e apreciar esta obra, o Cultura Caipira Blog está realizando o sorteio do livro Festas de Carros de Boi, de Rogério Corrêa! Para participar é muito simples: basta seguir e acompanhar nossa página no Facebook e / ou nosso perfil no Instagram. No dia 11 de Outubro de 2014 saem duas postagens indicando como participar do sorteio e ganhar o livro. Se você quiser dobrar suas chances, participe nas duas redes sociais :).
Para quem quiser adquirir o livro Festas de Carros de Boi, acessem o site de Rogério Corrêa e façam seu pedido. O leitores mais modernos podem inclusive comprar a versão digital do livro.
Gostaria de agradecer o autor pela parceria com o Cultura Caipira Blog e que continuemos juntos na luta por manter e divulgar a riquíssima cultura caipira brasileira! Agradeço também à nossa resenhista por mais uma contribuição valorosa para este site. Espero que tenham gostado, e até a próxima."

*Cultura Caipira Blog. Disponível em: http://www.culturacaipira.com/2014/10/11/sorteio-e-resenha-livro-festas-de-carros-de-boi/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário