terça-feira

Festa da Moagem, do Carro de Boi e dos Muladeiros: já passa para a história de Formosa!


Convido você para ler a matéria de Walter Brito, do blog Bom dia Minas Gerais:


  "Michel Teló foi muito bem recebido pelos coordenadores da festa: Nadir de Paiva à esquerda e Jaime Tucano à direita na foto
Formosa é uma cidade tradicional no Entorno de Brasília e dista 80 km do Palácio do Planalto. Conhecida pelas suas atrações turísticas tais como: Salto do Itiquira, Buraco das Araras, Lagoa Feia e Buraco das Andorinhas. O município teve sua história marcada pela agropecuária e no últimos tempos pela agroindústria. A sua proximidade de Brasília, ampliada com a duplicação da BR 020 no trecho Brasília – Formosa, quando o deputado federal Pedro Chaves teve importância capital: coloca a cidade no rumo do progresso!
A festa de Moagem, realizada pela 18º vez, se alinhou à festa do Carro de Boi, aos Muladeiros e Cavaleiros, que proporcionaram aos habitantes de toda a região, inclusive aos brasilienses, um espetáculo impar que começou no dia 29 de outubro e terminou no dia 1° de novembro.

34 carros de boi fizeram a festa em Formosa.
Na abertura do grande evento, desfilaram 380 bois, 34 carros de boi, mulas e cavalos, oportunidade em que foram apresentadas ao público, cerca de 800 animais. O desfile passou pelas principais ruas da cidade, tais como: Rua Visconde de Porto Seguro, Praça da Feira, Posto Central, Paulo Rezende e teve o seu desfecho na Moagem, no Parque da Colina, tradicional local do histórico evento. Foram quatro horas de desfiles, quando pessoas de todos os segmentos da sociedade, viram passar nas ruas, um pedaço da história do município que surgiu há quase dois séculos. Para coroar o evento, diversos artistas se apresentaram, dentre os quais, no dia 29, a cantora Anitta. No dia 30, foi a vez do sucesso sertanejo, Mato Grosso e Matias. No dia 31 o público formosense teve a satisfação de receber na cidade um dos maiores sucessos da música brasileira no momento: Michel Teló. O evento foi encerrado na área musical, pelo cantor Rick Sollo.
 As cidades que contribuíram com a realização do evento, mandando os seus animais, carros de boi, além de suas indumentárias, foram: Unaí, Cabeceira Grande, Cabeceira de Goiás, João Pinheiro e Planaltina de Goiás. O prefeito Nadir Paiva, teve uma grande importância, pois emprestou o seu conhecimento na área de grandes eventos dessa natureza, quando fez um desfile naquela importante cidade do Nordeste Goiano, com 88 carros de boi. O Nadir aproveita para convidar os leitores da Revista O Parlamento e dos sites: www.cristalpesquisa.com.br  e www.formosanasentrelinhas.com.br, para outro grande evento desta natureza, que ocorrerá no dia 14 de novembro, a partir das 08h00, na cidade de Cabeceiras de Goiás.                     
Os muladeiros sob o comando de Jaime Tucano e a Comitiva da Saudade mostraram nas ruas, o que o povo nunca tinha visto!

O grande evento de Formosa teve como cerimonialista, o doutor Nilson Rodrigues, presidente dos Cavaleiros de Minas Gerais e os coordenadores: Nadir de Paiva, prefeito de Cabeceiras e o Jaime Tucano, presidente da Comitiva da Saudade, criada para preservar os muladeiros. Certamente, a 18º Festa da Moagem e primeira Festa do Carro de Boi, Muladeiros e Tropeiros, serviu para preparar os próximos eventos a partir de 2016, que deverão contar com apoio dos 22 prefeitos da Região Metropolitana de Brasília, do Governo do Distrito Federal e do Governo do Estado de Goiás."*

*Matéria de Walter Brito. Disponível em: <http://www.bomdiaminasgerais.com.br/2015/11/festa-da-moagem-do-carro-de-boi-e-dos.html>. Acesso em: 10/11/15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário