quinta-feira

Inauguração do Museu do Carro de Boi Quim Costa, em São Bento do Sapucaí - SP

"Museu do Carro de Boi será inaugurado na próxima semana

Construído em homenagem ao Quim Costa, o espaço tem o objetivo de preservar sua produção de carros de boi e de ferramentas
postado por jornalismo em   19/10/2016
ok3
Sr. Joaquim Costa, que por toda sua vida se dedicou a construção dos carros de boi. Foto: Arquivo pessoal
Na próxima quinta-feira, 27 de outubro, às 19h, acontece a inauguração do Museu do Carro de Boi Quim Costa, localizado na Estrada Jandyra da Silva Costa, 234, perto do Restaurante Trincheira, no bairro do Quilombo.
Construído em homenagem ao Mestre Regional do Carro de Boi, Sr. Joaquim Pereira da Costa, o Quim Costa, falecido em 2014, o Museu tem o objetivo de preservar sua produção de carros de boi e de ferramentas. Além das peças físicas, o espaço conta com um acervo midiático visual e sonoro proveniente de doações e oferecerá oficinais, passeios e visitas guiadas, entre outras atividades.
Localizado na propriedade de uma das filhas do Sr. Joaquim Costa, Maria Bernadete da Costa Prado, o Museu foi construído com recursos dos familiares e organizado em espaços distintos para conservar o acervo. De acordo com Maria Bernadete, a construção do museu era um desejo do Sr. Joaquim, que teve seu trabalho divulgado em diversas publicações, como a Revista Brasileiros. “Ele sempre soube do valor do seu trabalho e sabia que a construção de carros de boi estava ficando cada vez mais extinta, então ele pediu pra gente conservar essa história, que agora estará disponível para toda a população e também para os visitantes”.
ok2
Peças construídas ou utilizadas por Quim Costa expostas no Museu. Foto: Rafaella Teixeira/Acontece São Bento
Os carros de boi desempenharam um papel muito importante na cidade por muitos anos e eram usados nos carnavais, nos casamentos e para transportar encomendas para a cidade, como o sino da Igreja Matriz, que veio de Ubatuba até São Bento do Sapucaí através de um carro de boi.
Além do coquetel de inauguração, no sábado, dia 29, às 14h, haverá um desfile de carros de boi pelas ruas da cidade, que será encerrado no Museu com um café e muita prosa. Ambos eventos são gratuitos e abertos ao público.
Para saber mais sobre o Museu do Carro de Boi Quim Costa."*
*Matéria disponível em: http://acontecesaobento.com.br/blog/2016/10/19/museu-do-carro-de-boi-sera-inaugurado-na-proxima-semana/. Acessado em 20/10/2016.

Acesse um dos links em amarelo abaixo para adquirir e conhecer nossas obras:

LIVROS IMPRESSOS

Livraria Saraiva - Livros digitais

Livraria Amazon - Livros digitais

Favor curtir e compartilhar!

Um comentário:

  1. Maria Bernadete C. Prado22:19

    Boa noite, a inauguração foi um sucesso junto do Desfile maravilhoso de carro de boi. Todos visitantes estão encantados com esse resgate de nossa cultura, já recebemos visitantes até do Chile que se encantou com tudo que compõe o Museu. Confira na página do museu do carro de boi Quim Costa, São Bento do Sapucaí.

    ResponderExcluir